sexta-feira, 28 de maio de 2010

Rir é o melhor remédio?

Não tem dias em que a gente acorda pensando em como tá a nossa vida, nas coisas que a gente fez, e no que essas atitudes acabaram dando? Tenho certeza que todo mundo tem dessas épocas... esse tipo de pensamento sempre acontece em momentos da vida da gente em que a gente tá numa sinuca - com alguma decisão muito importante pra tomar, algo muito difícil pra decidir, essas coisas... sim, porque coisa ruim a pouco é bobagem!! Tem que vir tudo de uma vez só na cabeça da gente, senão não tem graça... Nessas horas o melhor a fazer, por mais que seja difícil, dolorido, e demore, é tomar a decisão certa. ah, a decisão certa... como é ruim, às vezes, tomar a decisão certa. E o pior de tudo isso? A gente sempre sabe qual é a decisão que tem que tomar...
O que todo mundo acaba fazendo as vezes é "tapar o sol com a peneira". Tenta ficar encontrando outras formas de resolver as grandes questões que se impõem, soluções mirabolantes muitas das vezes, só pra não ter que encarar a realidade dos fatos... isso simplesmente porque, na maior parte das vezes, a realidade não é bonita
E não é bonita porque? Porque estabelecemos nossa visão de realidade cotidiana em coisas que desejamos, sonhos que temos, degraus que queremos subir... e acabamos por pintar quadros da vida, tão lindos e rebuscados às vezes que é tão triste ter que jogá-los fora, assim, de sopetão, por conta do choque que a visão da verdade nos dá!!! Aí sofremos, choramos até não conseguir mais, passamos noites inteiras acordados tentando encontrar outra saída, outras latas de tinta e outros pincéis que poderiam servir para manter por mais um espaço de tempo a verdade maquiada, até que tenhamos a certeza de que não há mesmo outra solução para as questões que nos fizeram acordar de verdadeiros sonhos - dourados, prateados, com todas as cores do arco-íris ou não.
Então chega a hora sofrida de encarar a realidade: enfrentar o problema, com toda aquela força que a gente nunca sabe da onde tira quando está numa situação limite, e mudar. Mudar de opinião, de posicionamento, de aparência, de hábitos, de decisão... enfim, mudar de vida. Aí vem todo aquele processo doloriiido...
E depois de todo o tempo que você passa se perguntando qual o sentido da sua vida, das coisas que te acontecem, o que é, afinal que a vida espera de você, depois que você se pega pensando em todas as coisas que fez, em tudo o que fizeram de volta pra você, ou nas coisas que resolveram te fazer pelo mais puro sentimento de brincadeira talvez, você muda. Muda porque a sua existência como aquela pessoa de antes do conflito que te levou ao sofrimento chegou ao limite máximo que poderia chegar. Aí as feridas vão secando... cicatrizes sempre ficam, claro, por uma razão bem simples: nos lembrar de tudo o que vivemos, junto com as nossas memórias... E depois que passa, a gente ri. Sim, a gente ri!

Rir das coisas que passaram, não com escárnio, mas com alívio e alegria de ter passado "ileso" por elas, sobrevivente, é algo que todo ser humano faz... e é tão gostosa a sensação, quando ela vem, de que toda aquela tempestade foi embora... é realmente um momento aliviante...
Só não consegui decidir ainda se rir das coisas que acontecem na vida da gente, quando for possível, claro, é realmente o melhor remédio.



3 comentários:

  1. ver os dramas da minha vida como piada, tem REALMENTE me ajudado horrores.... acho que é por isso q eu gosto desse meu novo blog (sooo last week), pq se eu postar as coisas ali, como eu penso de vdd, FODEU!

    A decisão certa eu meio q desencanei de tomar... pq certo pra quem? Qual é sua concpção de certo? O que deveria acontecer pra ser certo? E quem disse que se isso acontecesse do jto que vc acha que é certo, é certo de vdd????

    É meu bem... é o q eu keep telling for myself... só nos resta dançar um tango argentino....... xD

    bjos

    ResponderExcluir
  2. mo,profundo, bonito e verdadeira as suas palavras. faço delas as minhas tbem.

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninas... rapadura é doce mas não é mole não, já dizia a minha vó...

    ResponderExcluir