segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sobre sonhos ou pesadelos...

Olá de novo!
Essa semana começo falando sobre algo que me aconteceu essa noite, de domingo pra segunda. Todos os leitores destes textos creio que estão bem a par do que tem me acontecido ultimamente... estive na casa de uma amiga aqui do interior ontem, e acabei dormindo por lá. 

Durante a noite, meio sofrida como todas as noites que tenho passado desde... desde... desde desde, adormeci vendo Cold Case no SBT, depois de ter visto todo o Fantástico, o restinho do programa imitação da Record, um pedaço de Heroes, da Família Dinossauro e do Café Filosófico. Nem sei que horas eram, mas no meio do meu sono acordei sobressaltada de um sonho bizarro, envolvendo São Paulo. Logo que acordei, não conseguia me lembrar o que se passou no sonho, mas estava sentindo que havia gostado daquela bizarrice. Forcei um pouco a memória e comecei a me lembrar, no silêncio noturno próprio dos bairros de cidades pequenas, do que havia acontecido... um prédio alto, algumas pessoas conhecidas e outras não, uma situação extremamente conflitante, desejo, e mais um monte de flashes de uma coisa que eu nunca vivi, mas parecia querer ter vivido. Juro que não encontrei ligação alguma dos acontecimentos da minha cabeça com a profusão de programas de TV que vi antes de dormir [sei que se "alguém" estiver lendo isso, rs, vai pensar: "- já falei mil vezes pra ela que ela ve televisão demais... ela tinha melhora isso", mas diante das circunstâncias em que me encontro, a tlevisão voltou a ser um dos melhores mecanismos do exercício do "parar de pensar" a que me dedico todos os dias, pelo menos por alguns momentos]. Fiquei uns bons minutos pensativa sobre isso, e acabei voltando a dormir, dessa vez tranquila e sem sonhar com coisas que me deixariam ofegante. 

E a pequena e atrapalhada crônica do dia teve seu tema delineado logo pela madrugada então. Por que será que a gente sonha esses tipos de sonhos bizarros??? Veja bem, não sou uma estudiosa da dimensão onírica da mente humana, nunca li nada a respeito, mas é um assunto que sempre me intriga...


As vezes, na maioria das vezes, os sonhos são contruções bizarras por natureza. São misturas que a mente faz sobre coisas em que a gente tem pensado, coisas que a gente tem feito, coisas que ainda vamos realizar, ou relacionam atitudes com medos, e medos com pessoas - muitas vezes por completa razão aleatória. Adoro quando não me lembro dos sonhos, de verdade mesmo. Ficam na dimensão do seu subconsciente apenas, e não fazem com que você acorde querendo sair correndo, sinta medo, ou as vezes até vergonha do que tava na sua cabeça... rs. Muito estranho... mas, as vezes, mesmo não querendo, quando a gente acorda, a coisa toda vem clara feito o dia, e você, por mais que não queria, fica pensando naquela baboseira toda que aprontou enquanto achava que simplesmente dormia tranquila. Seria muito mais fácil pra gente se sonhassemos apenas com coisas não bizarras???

Não sei a resposta. Não sei se todo mundo é assim, se alguém tem a capacidade de esquecer ou simplesmente não pensar nos frutos dessas misturas loucas... mas eu penso... e o silêncio da madrugada parece ser providencial pra esse tipo de reflexão - e chego sempre à conclusão de que são pesadelos... pesadelos onde não tem ninguém correndo atrás de mim com uma arma, nem to caindo de um precipício, mas ainda assim pesadelos... e também não posso dizer que tenho medo deles... só sei que, acordada, fica muito difícil entender a mensagem - se é que existe alguma - que meu eu estou querendo enviar pra mim...

Confuso, né??? Também achei. Mas afinal de contas, o que é que se torna facilmente explicável nas nossas cabeças nos dias em que vivemos???



2 comentários:

  1. Hum... estranho... eu ODEIO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS SONHAR! Odeio TANTO, que um dia sonhei q estava indo num curso pra aprender a NÃO sonhar...

    O Fer diz que sonhos são manifestações do incosciente, e que te diz coisas as quais vc DEVERIA saber mas não sabe... e q esses sonhos, fazem vc "acordar" na hora em que a "informação" revelada é demais para vc aguentar. Como um mecanismo de defesa. E que os sonhos são bizarros, pq são como códigos... qdo vc começa a decifrá-los, ou no meu caso, são bizarros, pq vc ODEIA SONHAR ODEIA MUITO!

    É isso ai, odeio sonhar!

    No mais tenho super dito!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu fui parar na terapia por morrer de curiosidade sobre meus sonhos....cuidado! rs

    ResponderExcluir