quinta-feira, 27 de maio de 2010

Viver numa cidade grande...

Ah... as metrópoles. Metrópoles são encantadoras, não? Pode até ser que pra você não seja, mas pra mim... ah, pra mim são verdadeiramente demais. Aqueles prédios em cima de prédios, muita gente, de todos os tipos, cada uma vivendo a sua vida, sem parecer se importar com a vida doas outras gentes que estão caminhando do lado na rua, ou morando na casa do lado, trabalhando no andar de baixo. Todas aquelas luzes das noites da cidade, aquele barulho que nunca pára, a agitação de todos os lugares abertos e de todas as pessoas que por N motivos resolvem se por montadas, dentro de suas preferências, e por as carinhas pra fora...
Uma vez saí pra andar na Av. Paulista por volta das 18:00. Loucura? Pode ser... rs. Enfim. É um amontoado de gente tão enorme que te deixa enlouquecido. Um alvoroço pra se chegar a um ponto de ônibus, ou a uma estação de metrô. todo mundo correndo, porque tem hora marcada pra fazer alguma outra coisa em algum outro lugar. Acabei criando uma metáfora pessoal nesse dia de que as pessoas, amontoadas daquee jeito, seriam bem parecidas com formigas. Já viu aquelas muvucas de formigas, emboladas carregando coisas ou não, algumas delas simplesmente ficam parecendo baratas tontas tropeçando nas outras ocupadas em levar coisas pra dentro de suas casinhas. Um amigo rui muito dessa minha metáforazinha de fim de tarde. Mas ainda continuo acreditando nela.
Outra vez ainda, resolvi me aventurar sozinha pelo centro - já tinha ido outras vezes acompanhada, fazendo alguns roteiros turísticos ou bate-voltas de compras - mas nesse dia fui campeã: perto do natal, acordei de manhã cedo ultra empolgada e coloquei um par de tenis, uma camiseta, peguei meu cartão e o bilhete único e fui-me em direção ao centro velho de São Paulo. fiz todo o roteiro de compras daqueles que adoram adquirir bobageiras e pechinchas. Cheguei em casa no fim da tarde, cheia de sacolas e feliz da vida, pelas compras, pelo passeio, e por estar me sentindo parte daquela cidade. A conturbação daquele centro repleto de barracas, de gente gritando oferecendo seus produtos, de confusão na hora de atravessar a rua, a mistura de cheiros das comidas típicas dessas regiões, dispostas lado a lado em competição com lanchonetes fast food, os rostos das pessoas, ocupadíssimas em suas rotinas - de compras ou de vendas. Passar o dia todo andando pela São Paulo antiga me fez sentir de verdade pertencente àquilo tudo. Sempre acreditei nisso, mas digo aqui: engana-se aquele aque acha q as "selvas de pedra" não sabem acolher seres humanos. Na minha experiência pessoal digo que acolhem sim; e a maioria dos desalentos que fazem com que pessoas cheguem e partam na mesma facilidade, em 99,9% das vezes, não deve mesmo ser culpa da cidade.
Outra experiência super boa, que acabei repetindo inúmeras vezes, foi a de não fazer nada. Isso mesmo: não fazer nada. Sair de casa, caminhar um pouco, sentar em algum lugar e ali ficar, sozinha ou mesmo acompanhada - alguns amigos sempre topam esse tipo de exploração citadina comigo - e ficar apenas ali, apreciando a paisagem, o movimento das pessoas, fazendo observações sobre a vida, sobre nós mesmos e sobre os outros. Essa veia exploradora é algo que realmente gratifica.
Muitas outras coisas podem ser vividas nas cidades grandes... e muitas dessas coisas pequenas, eu fiz e faço sempre que posso. Coisas que me gratificam... e que me fazem sentir um pertencimento real e verdadeiro dentro da megalópole que não pára...


Rs, mas experimente ter fome as 03:00 da manhã de uma segunda feira e querer uma pizza...



7 comentários:

  1. Bom essa coisa de blog soooo last week né???? O meu ta me ajudando horrores.... espero nao desistir dele dessa vez...

    São Paulo é otima mesmo... eu, TODA A VEZ, que alguém me pergunta se eu prefiro ou nao Sorocaba, por causa do transito menos caoitico, eu sorriu e respondo: "Não... eu amo o transito de São Paulo"....

    Vc vai voltar! Vamos causar horrores aqui ;)

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ai meninas, não é???? A gente se pega c vontade de fazer tanta coisa idiota, como pegar o metro pra barra funda... ou até o Mac de madrugada... ir buscar chocolate no pão de açúcar, ou ter preguiça disso e ficar no conveniente mesmo, rs... passar a madrugada vendo filme com a Arize, horas conversando com a Ligia, passar a noite dançando e ouvindo musicas com o Lucas, vendo jogos de futebol na televisão do China tomando uma cerveja com os meninos, ou ir ali no Itaú Cultural, ganhar colo do Johny na recepção cheia de gente, e fumar um cigarro e passar meia hora sentada na calçada com a Larissa... coisas que eu percebi que íam me fazer falta assim que decidi que tinha que reconfigurar a rota...

    ResponderExcluir
  3. Arize, minha gata, i'm sorry... apaguei seu coment sem querer... faz de novo??? Ai q merda...

    ResponderExcluir
  4. anhinnn, vc apagou?!?! hahahah
    oq eu havia dito mesmo?
    i'm a palistana girl too!!!
    morro de saudadess adess adess de sampa, desde q vim pra essa cidade do paralelepípedo ainda não comi nenhuma pizza, mto menos as 3h da madruga... sinto falta de atravessar na faixa, de ligar pro 156 pra pedir informação de itinerário de bus, de combinar de ir pro ibirapuera num domingo, mas não acordar pq a balada improvisada acabou com os planos e todos amanheceram apenas as 16h... de emprestar o estojinho de lente reserva do lucas qdo resolvia de última hora dormir lá... até mesmo das sessões de depressão coletiva hahaha, das idas de madrugada para o econ (sinto falto do econ gte)comprar cerveja ou seja lá oq mais, como pra fazer cachorro quente hahaha, do pastel e yakissoba do chines perto de casa... da dj club, balada q toca sombom a noite inteira (isso é improvável aki, tenho q ir embora as 2h30 pq começa o pagode, aff, da minha irmã me enchendo os pacová por causa da casa (vou mandar a menina que mora comigo fazer um intensivão com ela... enfim, sãotantas emoções!!!
    bjo me liga

    ResponderExcluir
  5. mo, volta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu vou chorar!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    To querendo demais voltar... esse fim de semana tá sendo barra.

    ResponderExcluir