quarta-feira, 2 de junho de 2010

As coisas são mais fáceis na televisão...

As coisas são mais fáceis na televisão? Isso gera muita discussão...

Essa frase, mas em tom afirmativo, ficou durante muito tempo como nick do meu msn. recebia muuuuitas críticas sobre ela, e recebia também alguns elogios. Muuuuuuitas não pela quantidade de pessoas que falavam, mas pela quantidade de vezes que uma ou outra pessoa falava disso comigo. Me diziam que essa frase fazia com que eu parecece uma pessoa pequena, de cérebro limitado, infeliz, sonhadora, triste, boba, cretina, mediana, comum, e ao, mais um monte de coisa; as pessoas que a elogiavam diziam que concordavam com ela, e que eu tinha razão em pensar sobre isso.

A verdade é que essa frase, não sei se todo mundo sabe, eu acabei tirando de uma música do Kid Abelha, rs, mas não tirei por nada do restante da letra da música [um tanto ultraromantica-afetada - coisa que eu já não sou a muito tempo, e agradeço, e me desculpem os ultraromanticos-afetados por essa afirmação, mas a minha vida é bem melhor assim], mas sim pela minha fascinação pelo objeto televisão mesmo [e lá vem outra vírgula de assunto: minha paixão pela TV. Isso já tá até meio que superado, rs, me entendi com meu coração sobre ela... hehehe; esse sentimento chegou a se tornar aversão por algum tempo na minha vida, rs, mas agora estamos "de boa"].

Analise comigo: as coisas não são tão mais fáceis na televisão? Até as coisas pra gente que normalmente "se fode", tipo gente como eu, você, ou seus amigos, gente que você conhece, e vê todo dia... na televisão, as coisas ganham um brilho tão diferente, estranho, que fazem com que tudo se resolva de um jeito em que todos acabam bem, e aquele velho ditado, "entre mortos e feridos salvaram-se todos", acaba sendo bem empregado.

Acho que é o brilho da camera, sei lá... apesar de eu ter estudado televisão academicamente, rs, não cheguei nem perto de descobrir qial é a causa disso... não sei dizer direito o que é que faz com que eu tenha essa impressão... também acho que essa, assim como todas as outras reflexões que venho fazendo aqui acabam sendo coisas em que todo mundo pensa... isso faz de mim uma pessoa mediana? cretina? sem novidades? não sei... isso é assunto pra outras ocasiões...

Voltando às coisas e à televisão, tudo o que acontece, com pobres e ricos, tem um encanto, uma poesia intrínseca, que faz com que nós, espectadores, fiquemos sempre intrigados com alguma palavra, alguma atitude, algum detalhe de personagens - fictícios ou não - dos programas da TV. Alguns programas vão a fundo na desgraça alheia, por exemplo, e fazem isso parecer engraçadíssimo, e até as pessoas que sabem que essa exploração é ridícula, acabam rindo e se esbaldando: magia. Outros, ainda indo a fundo na desgraça alheia, fazem dos infortúnios da vida humana uma coisa tããão linda, que fazem a gente ficar feliz de ver um assistencialismo barato acontecer em rede nacional: magia. Na ficção, rs, até a vida de um favelado é bonita, cheia de brilho e beleza... não que pessoas pobres não possam ser felizes, por favor, claro que podem! Mas não como determinados personagens se portam!!! E a coisa vai mais além: até a vida das pessoas que tem a situação financeira acertada, pessoas que tem a "vida bonita", como diriam algumas pessoas, ficam ainda mais magnânimas por trás das cameras da telinha...: magia!


Sei lá se esse post ficou mais confuso do que deveria... rs, essa semana pelo jeito to mais perdida que cego em tiroteio...


Mas a conclusão que cheguei a muito tempo atrás, e que pelo jeito, sempre vou chegar, é a mesma: 
As coisas, todas elas, são mais fáceis na televisão.

2 comentários:

  1. eae dona moniseee entregou-se a vida blogueira? o meu ta soh nas moscas mas eh bom assim, de vez em quando qnd desperta a vontade ou surge algo q eu quero compartilhar eu posto. eu lembro dessa sua frase sobre a televisao. eu acho q fui uma das pessoas inclusive q deve ter dito q era uma coisa q td mundo pensava, mas realmente agora eu entendi, mesmo q seja isso nao reduz o valor do conceito por tras de isso, nem o significado do q essa frase simples quer dizer q pode parecer q diz q a vida eh dura mas diz tbm que deixamos as vezes de viver ela por isso e entregamo-nos a vida televisiva. a televisao eh fascinacao igual sonho, computador, realidade, virtualidade, prazer, premissa, existente e inexistente, ambiguo e real.

    arrasara no post.

    ResponderExcluir
  2. Hum.... acho que a Mila não entendeu o significado da frase não.... ou ela entendeu outra coisa, e foi sozinha.... =/

    ResponderExcluir